terça-feira, 25 de maio de 2010

Associação Desportiva de Mação vs Grupo 20 aos 50 ( 22 de Maio de 2010 )

Score: 1-1

14:30 - Início de mais uma concentração do Grupo "dos 20 aos 50".

17:30 - Começou nesta tarde de 22 de Maio (com um calor infernal) mais uma aventura desportiva, desta feita contra os Veteranos de Mação.

Resumo do jogo: Em primeiro há que dar os parabéns à equipe anfitriã: tem um futebol de encher o olho e excelentes jogadores para o praticarem.
Para contrariar tal caudal ofensivo destaca-se o acerto defensivo da nossa equipa, que começou logo no início do jogo com um belo corte do nosso central Paulo Vaz, ao negar um golo quase certo ao possante avançado de Mação. Esse acerto só foi quebrado quando já perto do final da partida (a 2ª parte durou 52' ???) e através de um remate de fora da área -sem qq hipótese ao guarda-redes Pedro que fez mais uma bela exibição- se deu o golo do empate. E foi o empate porque ainda na 1ª parte Hélder desta vez não falhou e fez um golo pleno de oportunidade ao dar um pontapé na escada de "Fanfas" e ser ele a comer a bendita da laranjita (*) inaugurando assim o marcador.

Notas Negativas:
- Penalti falhado de "Fanfas" Massano
- Fecharem 2 colegas no balneário com o pretexto da titularidade
- O dopping de 0,27 € de 3 dos nossos jogadores (foi quanto custou aquela cerveja manhosa que eles beberam e que pelo preço devia estar fora de validade)
-A inclusão de João Russo num 11 inicial sem fazer um treinozito sequer e ainda por cima lhe ser dada a grande honra de transportar a braçadeira de capitão
- Alguns lançes mais durinhos de parte a parte que o calor do jogo por vezes impôs

Notas Positivas:
-O guarda-redes Pedro e o avançado Hélder por acreditarem, um a segurar o resultado e outro a fazer o golo na recarga do penalti
-A convocatória que embora tardia foi muito apreciada de Carlos Matos,Manteigas, Paulo Carvalho e Teles. Sem eles não seria possível chegar ao fim do jogo com 11, pois houve lesionados e fatigados

Não foram esquecidos:
Carlos Ferros e Delfim "oh oh fdx" Teixeira que devido à crise que o nosso País atravessa tiveram de se ausentar e buscar novas oportunidades "lá fora" (no Egipto e Angola). Um forte abraço, saúde e sorte neste novo desafio que ambos agora abraçaram.

Finalizando:
Por fim uma palavra de apreço aos nossos amigos de Mação pela forma como fomos bem recebidos quer no campo de jogos quer depois no restaurante onde passámos um serão bastante agradável.
Bem Hajam e até para o ano

(*) ler crónicas anteriores para melhor entender

.... Crónica by Paulo Faria ....


Ficha de Jogo:

Convocados: Badalo ; Carlos Matos ; Eduardo ; Hélder ; João Russo ; Jorge Claudino ; Manteigas ; Massano ; Nuno Martins ; Paulo Faria ; Paulo Carvalho ; Paulo Vaz ; Pedro ; Teles ; Toni

Marcadores: Hélder 21'

Melhor em campo : O sacrifício por que todos passaram para aguentar o calor e as investidas da equipa adversária

Disciplina: Nada a registar excepto algum ímpeto de alguns jogadores na disputa de lances

Quadro Clínico : Há a registar a lesão de Eduardo e a fatiga de Paulo Vaz (após uns míseros 45')


Olhó passarinho ...


A chegada e as 1ªs instruções

Durante o jogo

Juntos à mesa

Apanhada, descascada, cortadinha e pronta a comer ... Tal como ele gosta

Juntos à mesa

Até à próxima

.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Grupo 20 50 vs Juventude da Castanheira ( 08 de Maio de 2010)

Score: 2-0

Era o jogo da época (isto de acordo com as palavras do próprio do mister).
E era mesmo, se tivermos em conta todos os confrontos com esta formação da Juventude da Castanheira, constataremos que são sempre muito equilibrados e difíceis, logo ... são os jogos que mais vontade todos teriam de jogar e claro ... ganhar, e este ano julgo que inédito, conseguimos ganhar ambos os jogos, fruto de muita concentração, empenho e sacrifício.

No que diz respeito a este jogo, pode-se dizer que começamos realmente bem, concentrados a trocar a bola, até mesmo o estreante Leonel, que embora nervoso nunca chegou a comprometer verdadeiramente a equipa, que o foi ajudando nas suas dificuldades.
Jogo repartido com raros remates ás balizas. Boa estrutura organizativa com João Russo numa posição que não estranha, mas com pouca rotina da mesma, na frente dos centrais a emendar e a travar as investidas do adversário.
No meio pudemos ver o estratega da equipa Massano a transportar jogo , ora para a lateral esquerda com Badalo, ora na direita com Toni, este um pouco mais apagado e a dar pouca profundidade ao nosso ataque mas sempre com espírito de sacrifício na entre-ajuda ao estreante Leonel.
Na frente de ataque Paulo Carvalho e Matos apoiavam-se, tendo quase sempre como objectivo segurar bola para as entradas dos extremos.
Pois é ... resultou, aos 25 minutos Paulo Carvalho recebe a bola, segura bem o adversário e entrega a Badalo, que mesmo fazendo mal a recepção consegue desferir um fabuloso remate que não deu qualquer tipo de hipóteses ao guarda-redes adversário.
Grande golo, mérito a quem o merece: Badalo-25% , Mister-75%" (o mister tem muito do seu dedo nisto, é que ninguém previa Badalo a titular).
A partir daqui e até ao intervalo há a registar umas quantas boas intervenções do nosso guardião Pedro (parece que lhe fez bem a vinda de mais um concorrente, está muito mais concentrado em jogo).

Durante o intervalo deu para sentir o nervosismo do adversário, estariam eles a pensar "que coelho vai o Mister Baião tirar agora da cartola ?"

E para o segundo tempo o Mister fez 4 alterações , saíram Leonel, João Russo, Toni e Matos e para o seu lugar entraram "os coelhos" Zé Pereira, Carlos Ferros, João Tomás e Hélder.

E como quase sempre acontece: alterou ... complicou.
Foi mesmo isso que aconteceu, foram cerca de 20 minutos de verdadeira rabia, baile de bola e até samba que levámos. Valeu-nos que eles foram pouco objectivos, tendo também como mérito a nossa defesa e meio campo, que só os deixavam trocar a redondinha até à entrada da nossa área, deixam-do-os rematar muito pouco, a este desacerto deve-se em parte o muito recuado Carlos Ferros para a correcção de algum lapsos.
Aos 55 min. saiu Delfim e entrou para o seu lugar Guerra, tendo assim o Mister dado mais liberdade atacante a Carlos Ferros.
Aos 58 minutos, num dos nossos poucos contra-ataques, cruzamento da esquerda, e lá estava uma vez mais o nosso queridíssimo amigo Piço, que na época passada nos tinha dado a vitória com um auto-golo, agora meteu as duas mãos à bola, e como alguém diz "a mão é para comer a sopa", toma lá disto penalti, muito bem assinalado pelo bem colocado e sempre no acompanhamento dos lances Nuno "Perluigi" Martins. Para converter , quem mais senão Massano, que é o nosso apanha-laranjas de serviço, marcou bem, e ....golooooooooooo , entrou.

Com o dois zero, a Juventude da Castanheira tentou a reacção, e quase no imediato ao 2-0, o nosso central Paulo Vaz não quis ficar indiferente ao massacre que o Piço levou e.... duas mãos na bola. Uma vez mais brilhou o arbitro ao marcar penalti, de salientar que em nenhum dos penaltis houve contestação, brilhante também o comportamento das duas equipas.
na conversão da grande-penalidade, brilhou o nosso grande Pedro , grande estirada a adivinhar o lado.

Aos 65' e já desgastado saiu Paulo Carvalho, entrando para o seu lugar Eduardo, mais uma estreia , também ele à semelhança do outro estreante, entrou nervoso mas cheio de garra e vontade .
E como para ele (Mister) este era o jogo da época, também ele entrou para dar a seu contributo à equipa , e foi para o lugar da sua aposta ganha Badalo , Zé Baião colocou-se bastante mais recuado do que é habitual , pois pudera , "perder já não perco" ....

Na 3ª parte brilharam todos os intervenientes na festa, ambas as equipas e também o Sr. Henrique e a D. Nazaré do restaurante "Os Minhotos", o comer estava óptimo e sempre bem regado com as "loirinhas". Foram momentos bem passados à mesa e no fim houve promessas de haver continuidade a estes nossos encontros.

.... Crónica by Nuno Martins ....


Ficha de Jogo:

Convocados: Badalo ; Delfim ; Carlos Matos ; Carlos Ferros ; Eduardo ; Guerra ; Hélder ; João Russo ; João Tomás ; Leonel ; Luís Marramaque ; Massano ; Paulo Carvalho ; Paulo Vaz ; Pedro ; Toni ; Zé Baião ; Zé Pereira

Marcadores: Badalo 25' e Massano 58'

Melhor em campo : Não houve o melhor em campo , mas sim os melhores em campo porque os dois estiveram enormes , Massano que quase e só no meio campo jogou e fez jogar e claro pelo que defendeu e pela evolução que teve (numa semana ) Pedro. Ambos dividem os louros, sem no entanto esquecer a restante equipa que esteve realmente bem.

Disciplina: Nada a registar

Quadro Clínico : Nada a registar


Os momentos kodak :

Antes e durante o jogo

Durante o convívio

Os discursos finais

Filme de todas as fotos


.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

III Torneio do 25 de Abril da J.F.Samora Correia

Score: 1º lugar

E como não há duas sem três, mais uma vez este distinto grupo gastronómicódesportivo voltou a marcar presença no Torneio de Futebol de Veteranos que se insere nas comemorações do 25 de Abril, sendo desta feita um torneio triangular, com as equipas do Núcleo Sportinguista e da Casa do Benfica de Samora Correia a completarem o elenco.
Quis o destino que o 25 de Abril este ano calhasse ao domingo, e numa bela manhã de sol que convidava à prática da modalidade, e à pesca da sarda…pelo que ainda não tinham batido as 9h da madrugada quando 14 bravos marinheiros(mais ou menos remelosos), com o timoneiro Zé Baião à cabeça, aportaram no “cais da AREPA”.

Ditou o sorteio que as primeiras duas formações a “fazerem-se ao mar” seriam o Grupo dos 20 aos 50 e o Núcleo Sportinguista e, foi então com muita tranquilidade que a nossa equipa entrou disposta num 4-4-2 fazendo lembrar o saudoso losango à Paulo Bento, tendo a táctica surpreendido a equipa sportinguista.
Alinharam de início: Pedro na baliza, João Russo a ocupar a lateral direita, Guerra e Janica formaram a dupla de centrais, e Luís Marramaque à esquerda. No meio campo Nuno Lopo era o homem mais recuado, Nuno Martins na meia direita e Hélder na meia esquerda completavam o losango em que João “El Fanfas” Massano era o vértice superior. A frente de ataque era constituída por dois avançados: Paulo Carvalho mais móvel e Carlos Matos mais móvel de sala, vulgo poltrona.

Decididamente este não é o ano do Sporting, e a nossa equipa haveria de vencer o jogo por uns convincentes 4 - 2. Marcaram pelo Grupo dos 20 aos 50:
1-0 Nuno Lopo ao minuto 1’
2-1 Hélder aos 18’
3-1 Paulo Carvalho aos 24’
4-2 Hélder aos 7’ da 2ª parte.

Os golos do Núcleo Sportinguista de Samora Correia, foram ambos apontados na primeira parte, aos 14’ e 25’ minutos.

Após a tão extenuante exibição, a nossa equipa foi ao bar trocar as pilhas (por minis frescas) enquanto os eternos rivais se defrontavam, ficando o resultado final em 5-2 para o Núcleo Sportinguista de Samora Correia.

Chegada a hora do derradeiro jogo, o mister Baião fez entrar uma equipa com poucas alterações: Toni entrou para o lado direito da defesa, Janica foi dar palha ao cavalo e passou João Russo para o centro do terreno. No meio campo ainda menos mexidas, Massano sentou o traseiro (ou cú para os amigos*) no mocho para promover a entrada do regressado Carlos Ferros.
Tão pesada derrota sofrida frente ao eterno rival não caiu bem à equipa benfiquista que entrou com tudo na 1ª parte. Ainda assim sabíamos que uma vitória neste jogo nos dava automaticamente o 1º lugar do torneio, pelo que conseguiríamos ainda chegar ao intervalo com 1-0 a nosso favor, golo da autoria de Nuno Lopo.
Na segunda parte – há decisões que não se explicam mas... - o mister lá se decidiu a fazer entrar Nuno Badalo e este viria mesmo a ser decisivo ao apontar dois golos
(aos 18’ e 19’ da 2ª parte) que desfizeram o empate entretanto alcançado pela Casa do Benfica (aos 3’ da 2ª parte). A partir daqui tudo ficou mais fácil, e viríamos ainda a dilatar o marcador com golos de Hélder, aos 22’ e Janica aos 23’, fixando o resultado final em 5-1.

Posto isto, e como os resultados nestas andanças são o que menos importa, passou-se aos comícios e beberícios, no centro recreativo do Porto Alto, com a sopa da pedra, a carne assada na brasa, e a cerveja gelada a fazerem as delícias dos intervenientes.
Correu tudo pelo melhor, tirando o “Caso da Bifana Desaparecida”, entretanto arquivado pela Polícia Judiciária por falta de provas conclusivas…
__________________________________________________
* - dispensam-se comentários que envolvam trocadilhos de cariz homossexual a partir desta frase

..... ..... .....

Destaque: A brilhante vitória no torneio (sem “espinhas” nem “pescas”), vitória esta que já merecíamos há muito tempo, mas que infelizmente os “túneis” ainda não tinham permitido.
Antes do jogo final, e depois de já o termos feito no anterior jogo em Ferreira do Alentejo, prestou-se uma segunda homenagem ao nosso colega e amigo Fernando, falecido prematuramente.Nesta cerimónia, na presença das quatro equipas (incluindo a de arbitragem), executivo da Junta de Freguesia e algum público, foram evocadas, com muita emoção, algumas palavras à memória do Fernando e entregue uma recordação simbólica do grupo à família que estava presente.


Melhor em campo: O nosso nº “12”, o Fernando, pois a sua presença espiritualmente permitiu-nos alcançar o nossos objectivos, os quais lhe são merecidamente dedicados.


.... Crónica by João Russo feat. Cláudio Russo ...

.